Histórico

A Foco foi fundada em abril de 1994.

A proposta da Foco para o mercado foi a da gestão terceirizada dos processos de negócios que não faziam parte do “core business” das empresas.

Nos seus primeiros dez anos de atividade a empresa desenvolveu modelos de serviços em empresas como a Natura, no gerenciamento de seus serviços e na conceituação e implantação dos mesmos em seu espaço produtivo em Cajamar; como a Embraer, na gestão do reparo de peças das aeronaves; como a Tubos e Conexões Tigre e Dixie Toga, na gestão de serviços de suas unidades industriais e como o BankBoston, na gestão de seus serviços corporativos, dentre outras experiências significativas.

A Foco, nesse período, trouxe inovações importantes para o mercado, como a prática do conceito de sustentabilidade na cadeia de valor, mostrando a influência transformadora das grandes empresas em sua rede de relacionamentos empresariais. Esse trabalho foi pioneiro e teve o reconhecimento público do Instituto Ethos e disseminado, posteriormente, para grandes empresas.

Uma outra vertente de inovação foi a do desenvolvimento de soluções de software para apoiar a sua gestão nos processos de negócio de seus clientes. A princípio, tais soluções eram dedicadas às necessidades específicas dos clientes, mas, no tempo, foram ampliadas para aplicações genéricas.

Em 2006, a Foco posicionou-se como uma empresa de soluções de software para a gestão de serviços, consolidando as suas diversas experiências no software Foconet.

Esse posicionamento aproveitava a experiência da empresa, no que denominamos “design para serviços”, que é a criação, implantação e gestão de modelos de serviços e a experiência acumulada no desenvolvimento de software, que se traduzia em uma biblioteca de módulos parametrizáveis.

A partir daí mudanças e investimentos significativos foram realizados no sentido de adaptar a empresa para um novo ciclo de negócios.